A Fundação Municipal de Saúde (FMS) passa a disponibilizar um novo Plano de Parto das Maternidades Municipais de Teresina que será personalizado para cada unidade e pela usuária que for usufruir do serviço. Pelo novo plano as mulheres poderão informar como querem ser atendidas no momento de dar à luz. O lançamento será amanhã (23), durante o Encontro Rede Materno-Infantil de Teresina, que acontece no Centro de Formação Odilon Nunes a partir das 8h30.
Segundo a enfermeira do apoio técnico das maternidades municipais, Mércia Cassandra, o novo Plano de Parto será preenchido pelas mães durante o acompanhamento pré-natal na atenção básica municipal. Ele deve ser apresentado às maternidades no momento do parto, e os profissionais deverão seguir o plano de acordo com as vontades da mãe. “Construímos o documento em parceria com as maternidades, de acordo com o que elas poderiam ofertar”, comenta a enfermeira.
O Encontro Rede Materno-Infantil de Teresina acontece em alusão ao dia da gestante – comemorado no último dia 15 de agosto – e a semana do bebê, que acontece entre os dias 20 e 26 de agosto. Tem por objetivo integrar as maternidades e atenção primária em prol do bem-estar das gestantes, bebês e famílias.
Durante o evento, será apresentada também a carta de serviços aos usuários das maternidades. “Trata-se de um documento informativo com objetivo de orientar a população de maneira clara e precisa sobre os serviços oferecidos, os horários, a forma de acesso, de locomoção, previsão do tempo para prestação do serviço dentre outras informações, além de também oportunizar um maior conhecimento das atividades desempenhadas pelo órgão”, reforça Roberta Berté, diretora de Atenção Especializada da FMS.
“Com o novo Plano de Parto Personalizado vamos aliar as ofertas de serviços oferecidos nas nossas maternidades, cada uma com suas especificidades, com o desejo de cada mãe em um momento de suma importância para a família”, diz Ari Ricardo, presidente da FMS. Tudo será oferecido para que a mãe se sinta mais segura e confortável na hora do nascimento do bebê, esse é o nosso propósito, acrescenta presidente da FMS.