A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sudeste, por meio de sua Gerência de Serviços Urbanos (GSU), executou ontem (19), uma grande ação de limpeza nos Pontos de Recolhimento de Resíduos (PRR’s), com serviços que incluíram varrição, capina e recolhimento. A ação faz parte das medidas adotadas pela Prefeitura Municipal de Teresina para otimizar os serviços de limpeza urbana por toda a cidade após os dias em que esses trabalhos estiveram paralisados.
Os PRR’s são containers destinados a receber o descarte regular de lixo, são de uso exclusivo da população e direcionados ao recebimento de materiais como resíduos de construção, podas de árvores, capinas e móveis usados. Atualmente, existem onze pontos de recolhimento espalhados por toda zona sudeste, prontos para receber cerca de 1m³ de lixo por vez para cada usuário.
Pontos como o da Praça do Gurupi e o da Avenida Noé Mendes, na altura do Renascença II, receberam as equipes da CTA, que realizaram, além da limpeza completa dos seus entornos, o recolhimento de todo o material acumulado nos locais nas últimas semanas. O técnico da GSU Sudeste, Nathan Robson, explica que a ação tem por objetivo reduzir o lixo acumulado e tornar esses pontos funcionais novamente. “As equipes executaram o que a gente chama de limpeza de manutenção. Todo o acumulado foi recolhido, os espaços estão limpos e os PRR’s prontos para receber novas cargas de material”, explica Nathan.
Um dos maiores objetivos desse tipo de ação também é contribuir com o combate ao descarte irregular, que pode, inclusive, gerar multas para os infratores com valores que variam entre R$ 437,54 e R$ 4.314,34, a depender da quantidade de lixo descartado e do tamanho do impacto ao meio ambiente.
A população também pode ajudar a PMT com a manutenção da limpeza da cidade fazendo a coleta seletiva domiciliar e o descarte correto do lixo produzido em suas residências e por meio de denúncias e solicitações de forma presencial, através de abertura de protocolo na sede da SAAD Sudeste, ou virtualmente, por meio do usuário externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que pode ser acessado no link: https://processoeletronico.pmt.pi.gov.br/sip/login.php?sigla_orgao_sistema=PMT&sigla_sistema=SEI