A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio das Polícias Civil e Militar, realizou uma operação integrada no início da manhã desta terça-feira (18) na Vila Mocambinho, zona Norte de Teresina, para cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão, que resultaram na prisão de 11 pessoas envolvidas com facções criminosas na capital, dos quais seis tiveram participação nos incêndios aos ônibus na noite dessa segunda-feira(17).
A operação rápida e efetiva da polícia vem em resposta às ações onde os criminosos promovem dois incêndios na zona Norte de Teresina, nos bairros Mocambinho e Nova Teresina. “Os incêndios legitimam a atuação cada vez mais forte das forças de segurança do Estado, especialmente no combate ao crime organizado. Ressaltamos que as operações serão intensificadas cada vez mais e os criminosos, um a um, serão penalizados conforme a lei”, ressalta o secretário de Segurança, Chico Lucas.
De acordo com o Delegado Geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, a operação de hoje é resultado de um trabalho de investigação da inteligência da Polícia Civil junto ao Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), que já possuíam comandos de busca e apreensão em aberto. “O que aconteceu ontem foi apenas a reação dos criminosos à intensidade das ações que estão sendo feitas nesses poucos mais de cem dias de governo.
A Polícia Militar e a Polícia Civil têm trabalhado de uma forma intensa, incessante, e os número estão mostrando uma redução de mortes violentas, o aumento de apreensão de armas de fogo, mais de cem no Estado, prisões, principalmente a quem está fazendo a criminalidade violentas, roubos, homicídios e tráfico”, interveio o delegado geral.
Durante a operação da manhã de hoje, foram presos: M. de SS, vulgo “Playboy”, acusado de ser o mandante do incêndio aos ônibus; RG da C., acusado de participar do roubo de um veículo e do incêndio aos ônibus; JPA, acusado de participar do incêndio aos ônibus; VVR, acusado de participar do roubo de um veículo,