“A secretaria de Assistência Social do município tem ajudado na garantia e promoção das politicas públicas, sendo realizados atendimentos e encaminhados aos órgãos e instituições parceiras, de acordo com a demanda de cada indivíduo, além de trabalhar a inclusão dessas pessoas na sociedade sem nenhum tipo de preconceito ou discriminação”, comenta o secretário.
A presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Clara Leal, enfatizou que a rede municipal de saúde está disponível para melhor atender e realizar o serviço adequado aos portadores de autismo.
“Estamos sempre buscando atender da melhor forma e garantir o direito ao atendimento a saúde desse público, sempre disponibilizando na rede médicos pediatrias, neurologista, psicologia entre outros, sempre de forma integrada”, ressalta Clara Leal.
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O Dia Mundial do Autismo foi criado em 2 de abril de 2007, com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O autismo é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamentos restritivos e repetitivos. O termo “espectro” foi inserido ao nome do transtorno autista em 2013, por conta da diversidade de sintomas e níveis que as pessoas apresentam.
Cada indivíduo com autismo tem seu próprio conjunto de manifestações, tornando-o único dentro do espectro. Existem quatro tipos relatados de autismo. Cada um tem suas próprias características e diferenciações: Síndrome de Asperger, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, Transtorno Autista e Transtorno Desintegrativo da Infância.