Dia Municipal da Pessoa com Deficiência e aniversário do Conade-TE são marcados com oferta de serviços gratuitos
Publicada em 22/03/23 às 15:47h
Tv Capital do Piauí
Compartilhe
Link da Notícia:
(Foto: Semcaspi)
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE-TE) comemoraram hoje, (22), no pátio da secretaria, o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência e o aniversário de 23 anos de fundação do CONADE-TE, com Manhã de Cidadania. A Manhã de Cidadania tem como tema “Referenciar, Debater e Incluir” e levou serviços de cidadania, como: corte de cabelo; esmaltação; design de sobrancelhas; emissão de Passe Livre e outros.
Segundo Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a gestão do Dr. Pessoa tem avançado ainda mais nas políticas públicas para pessoas com deficiência.
“Temos muito que comemorar! Na Semcaspi, temos o Abrace Nós, que é um projeto belíssimo voltado à pessoa com deficiência, também temos casas para acolher e atender pessoas com deficiência, como o Centro-Dia de Referência e Centro-Dia Microcefalia, além da Residência Inclusiva. Todos esses lugares são voltados, exclusivamente, para a pessoa com deficiência. O Conade é parceiro e soma muito com a gente, trazendo políticas públicas, fiscalizando, orientando e participando ativamente conosco, para atender cada vez mais as pessoas com deficiência”, citou.
Gilmara Costa, presidente do Conade-TE, conta que fazer mobilizações em datas como estas contribuem com a valorização e o empoderamento da pessoa com deficiência.
“Comemoramos nossas conquistas, mas também temos que batalhar pelos direitos das pessoas com deficiência e colocar em pauta as questões das políticas públicas que precisam ser tiradas do papel. É preciso debater pautas, embora seja um dia de comemoração, para que as pessoas com deficiência sejam vistas e incluídas na sociedade como merecem”, ressaltou.
VALORIZAÇÃO E EMPODERAMENTO
Serviços de embelezamento foram os mais procurados pela população com deficiência. Design de sobrancelha, corte de cabelo e pintura de unha foram os preferidos do público presente. Estes serviços contribuem na valorização e no empoderamento do público, que muitas vezes, não tem fácil acesso.
Para Maria Francisca Pereira, 46 anos, moradora do Bairro Vermelha, a ação oferece cuidado especial com o serviço de embelezamento. “Estou achando a ação maravilhosa, iremos receber o certificado de arte em balões. O que achei bem interessante são os serviços que estão sendo ofertados, cortar meu cabelo e cuidar das minhas unhas”, comentou.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.