Na manhã de hoje (20), os trabalhadores em transporte público da capital do Piauí, estiveram reunidos mais uma vez na sede do sindicato dos rodoviários no centro de Teresina, a assembleia foi formada para discutir se a classe acabaria com a greve dos ônibus que já dura vários dias.
Com salários atrasados, e com alguns direitos trabalhistas adquiridos praticamente retirados e sem acordo de convenção coletiva, os trabalhadores já vivem nesse impasse pelo menos há 3 anos, e atualmente se encontram de braços cruzados, gerando uma greve sem precedentes para a população da capital.
Após a assembleia de hoje, a classe decidiu manter o movimento de greve por tempo indeterminado, sem cumprir o mandato de retorno feito pela justiça.
Antônio Cardoso, presidente do Sintetro, reafirmou que a justiça tenha paciência se reveja o caso dos trabalhadores, e que em hipótese alguma aceitam que a prefeitura venha fazer repasses financeiros para o Setut, sindicato das empresas, pois os trabalhadores já foram bastante penalizados e enganados com vários acordos anteriores que não foram cumpridos.
Para esta terça, está marcado um movimento popular em frente ao Forum Civel de Teresina para protocolar um documento a justiça em descontentamento da real situação do transporte público de Teresina.
Veja abaixo o chamado:
Diante da situação caótica do transporte público de Teresina, solicitamos apoio participativo da sociedade civil (estudante, trabalhador, comerciante e demais grupos) no Movimento do Fórum Jovem de Mobilidade Urbana - Instagram: @fjmuteresina, a fim de que juntos façamos um protesto pacífico no dia 21.03.2023, às 8h, na sede do Fórum Cível e Criminal de Teresina. Isto, em prol do nosso direito constitucional de ter acesso ao transporte urbano digno.
O acontecimento almeja reunir o maior número de cidadãos teresinenses, para protocolar uma Ação Popular Judicial contra essa situação e demonstrar nossa insatisfação com o atual sistema de transporte coletivo (paradas sucateadas, superlotação, terminais abandonados, redução de linhas, desequilíbrio do sistema, frota antiga e reduzida, insegurança e ausência de acessibilidade).
Assim, contamos com sua presença e dos seus amigos e familiares, para mudarmos juntos a tragédia que assola o transporte público de Teresina. Juntos somos mais fortes!
Aqueles que podem contribuir, pedimos sua contribuição na logística com água, transporte dos estudantes, despesas jurídicas e estrutura de áudio.
Certos de que poderemos contar com seu empenho e divulgação, nos colocamos à sua disposição.
PIX - CPF: 079.134.543-26 Beneficiário: Helder Ferreira Nunes
Atenciosamente,
FJMU - Teatro de Arena de Teresina - Praça da Bandeira
Endereço eletrônico: FJMU.ORG@GMAIL.COM