Para Ênio Portela, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, essa foi uma oportunidade para dar vida a um movimento que ao longo dos anos foi marginalizado pela população que não conhecia de perto o trabalho que é desenvolvido por aqueles que aprenderam a manter vivo o Hip Hop em Teresina. O gestor da pasta cultura disse que através dessa cultura, muitos jovens estão presentes diretamente no combate à criminalidade, usando a música, a dança e outros instrumentos como forma de garantir um futuro melhor para aqueles que moram em regiões com grande índice de violência.
“É nosso papel apoiar todos os tipos de cultura, principalmente aqueles que obedeceram diretamente com os nossos jovens, principalmente os mais independentes. Desde o início da gestão atual, a gente vem dialogando com o prefeito Dr. Pessoa, que nos orientou a se aproximar dos movimentos culturais existentes nos bairros e comunidades rurais, que antes não recebiam a devida atenção do poder público municipal”, disse ele, afirmando que a massa da cultura tem feito esse trabalho e que a intenção é chegar cada vez mais em espaços antes não valorizados.
A produtora do festival, Érica Santos destacou a importância de ter o poder público como parceira nesse tipo de atividade, pois para ela, ajuda a descobrir talentos que estavam escondidos nas comunidades, e que agora passam a ter palco para mostrar seus talentos. Érica Santos pediu ainda que ao longo das atividades que antecederam o festival, foi possível ver o brilho no olhar dos jovens participantes, isso segundo ela, por eles terem notado que agora suas artes estão tendo visibilidade.
“O festival nasceu através de uma análise onde a gente em parceria com a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, notamos que era preciso ter uma atividade onde o Hip-Hop pudesse ser protagonista. A ideia deu certo, e agora vamos trabalhar ainda mais para fortalecer o nosso movimento em Teresina”, conto Érica Santos, afirmando ainda que durante o festival foram trabalhados o grafite, o break, entre outros elos que completam o Hip-Hop.
Incentivos
Além da estrutura montada nas prévias e no próprio festival, os participantes concorrem a prêmios no valor total de R$ 7 milhões de reais, valores destinados pela Prefeitura de Teresina, usados para premiar os artistas que mais se destacaram no festival.