O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, comentou a recente onda de homicídios em Teresina no último fim de semana. Apesar da violência, dados da Secretaria mostram uma queda significativa nas mortes violentas na capital e em Parnaíba em outubro. Em Teresina, as Mortes Violentas Intencionais (MVIs) caíram de 39 em 2022 para 28 em 2023, e apenas 14 em 2024, resultando em uma redução de 50%. Parnaíba registrou uma diminuição ainda maior, com uma queda de 60%, passando de 13 casos em 2022 para 2 neste ano. Em outubro, Teresina teve 22 dias sem homicídios.
Segundo o secretário, o aumento nas prisões e operações das forças de segurança tem sido crucial para essa redução. "O número de prisões e operações realizadas contribuiu significativamente. Passamos de 5 mil presos no início de 2023 para mais de 7.500 atualmente. Esse aumento no encarceramento, especialmente de criminosos habituais, tem diminuído os homicídios, que é nosso objetivo", afirmou.
Uma onda de mortes violentas, sete ao todo, foram registradas em Teresina de sábado (02) até a madrugada desta segunda-feira (04) em diferentes zonas de Teresina. O último caso foi registado nesta madrugada no bairro Pedra Mole.