As alunas da Escola Municipal Mário Faustino, localizada na zona Leste de Teresina, que compõem a equipe Cri-Ação, foram selecionadas através do projeto Aplicativo Megavô, na categoria Ensino Fundamental, para a Fase Estadual do Desafio Liga Jovem 2024, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Instituto Ideias de Futuro.
O Desafio Liga Jovem tem como objetivo estimular os estudantes a criarem uma solução transformadora para resolver um problema da sua escola ou comunidade, usando tecnologia digital (site, redes sociais, jogos, aplicativos) ou analógica (formas de produção, metodologias).
As alunas Chinayra Vitória Vieira do Nascimento, Gabriela Gomes de Amorim, Giuliana Soares da Silva, Gracielle Lauressa Cortez da Silva e Lara Monteiro Pessoa, sob a orientação da professora Regiane Maria da Conceição, desenvolveram o projeto da Equipe Megavô, que consiste no desenvolvimento de um aplicativo voltado para o público idoso. A proposta é ensinar e auxiliar idosos no uso da internet, abordando desde a criação de contas em redes sociais até o uso seguro da internet, além de outras funcionalidades úteis para esse público.
Após a aprovação na Fase Municipal, as alunas foram classificadas na Fase Estadual e agora se preparam para competir na Fase Regional do desafio. A melhor equipe de cada categoria ganhará uma viagem para participar presencialmente da etapa Final, além de um celular de última geração para cada participante e para o orientador.
Segundo a professora e orientadora da equipe, Regiane Maria, a equipe está muito feliz e motivada com o resultado alcançado até esse momento. “Com a aprovação na Fase Estadual, a equipe segue com grande expectativa para a próxima etapa, representando o Piauí no cenário regional do DLJ. A Escola Municipal Mário Faustino vai representar o Ensino Fundamental do Piauí”.