A presença da família na vida educacional é muito importante para que na condição de aluno a criança possa ser motivada e se sinta assegurada em seus estudos. Pensando em fortalecer esse vínculo, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Gilberto Ribeiro da Silva, localizado na zona Leste de Teresina, promoveu uma série de atividades com os pais para incentivar a presença paterna.
A diretora do CMEI, professora Eliane Castro, comenta sobre a ação. "Esse é o papel do gestor, fazer essa ponte entre a comunidade, o pai, a mãe, a família e a escola, porque quando a gente abre as portas para fazer um trabalho de acolhimento, de brincadeiras, a gente dá a oportunidade desse pai vir para dentro da escola e sentir-se parte integrante do processo de aprendizagem".
Como atividade principal para esse momento, foi realizada a Pipaterapia, que consiste na confecção artesanal de pipas. Cada pai teve a oportunidade de fazer uma pipa em parceria com o seu filho (a), ensinando os detalhes do processo e repassando o conhecimento. Soltar pipa é uma das práticas mais belas da infância e constrói memórias. Um dos intuitos da escola é promover a construção de memórias afetivas entre os pais e os filhos.
Após a montagem das pipas, os pais e alunos foram para a parte externa da unidade de ensino e colocaram a brincadeira em prática. Pais e filhos soltaram suas pipas no ar e se divertiram com uma competição saudável de qual pipa voava mais alto. Foi um momento de recreação, interação, parceria e acolhida paterna.