A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio da Divisão de Educação Inclusiva (DEI), promoveu nesta quarta-feira (31), no Centro de Formação Professor Odilon Nunes (Cefor), na zona Norte de Teresina, uma formação com os Auxiliares de Apoio à Inclusão (AAI). No âmbito escolar, a inclusão refere-se ao processo de educar-ensinar, no mesmo grupo, educandos com e sem necessidades educativas especiais. É a garantia do princípio democrático de escola para todos.
Os auxiliares de educação inclusiva são responsáveis pelo cuidado individualizado aos alunos com deficiência que frequentam as escolas regulares, prestando apoio às atividades de locomoção, higiene, alimentação e auxílio nas atividades pedagógicas. A formação visa oferecer subsídios para aperfeiçoar o atendimento aos estudantes com deficiência no ambiente escolar.
O encontro foi iniciado com profissionais da zona Sul da capital e segue com as demais zonas da cidade no decorrer da semana. O auxiliar de apoio a inclusão tem um papel importante no auxílio da eliminação de barreiras para que viabilize a participação plena dos educandos no contexto escolar, como também na formação desses no que concerne a autonomia e independência na realização de atividades da vida diária.
“A Semec tem evoluído bastante no âmbito da educação inclusiva, fortalecendo a formação na área cada vez mais para os professores da sala de aula regular, através dos cursos livres, e para o professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), através de uma formação continuada mensal. E o auxiliar de apoio à inclusão também é continuamente capacitado para atender bem e cada vez melhor os alunos com deficiência”, destaca a chefe da Divisão de Educação Inclusiva da Semec, Amanda Kárdia.