noticias989 Seja bem vindo ao nosso site Tv Capital do Piauí!

Teresina

Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa celebra um ano com mais de 45 mil atendimentos

Inaugurada em 28 de julho de 2023, a unidade de saúde é referência em atendimento a gestantes e bebês de 0 a 2 anos de alto risco

Publicada em 29/07/24 às 23:30h

por Carlos Santos


Compartilhe
Compartilhar a noticia Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa celebra um ano com mais de 45 mil atendimentos  Compartilhar a noticia Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa celebra um ano com mais de 45 mil atendimentos  Compartilhar a noticia Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa celebra um ano com mais de 45 mil atendimentos

Link da Notícia:

Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa celebra um ano com mais de 45 mil atendimentos

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), celebra seu primeiro ano de dedicação à saúde materno-infantil com um marco significativo no atendimento à população piauiense. Em apenas um ano, a NMDER realizou mais de 3.500 partos e 45 mil atendimentos no Circuito Materno e Infantil.

Inaugurada em 28 de julho de 2023, a unidade de saúde é referência em atendimento a gestantes e bebês de 0 a 2 anos de alto risco, por meio da oferta de serviços de saúde especializados de qualidade e totalmente custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com equipamentos de alta tecnologia, a estruturação da Nova Maternidade é baseada no mais alto padrão de conforto e segurança para atender casos de alta complexidade.

A diretora geral da Nova Maternidade, Carmen Viana, comemora os resultados alcançados desde a transição do antigo para o novo prédio da unidade de saúde. “Em 12 meses, oferecemos atendimento especializado a gestantes e neonatos de alto risco, realizando mais de 3.500 partos e reduzindo a mortalidade materna em 50% e a infantil em 22%. A transição da antiga unidade para a nova foi bem-sucedida, garantindo a continuidade e a qualidade do atendimento para mais de 200 pacientes”, destacou.

WhatsApp Image 2024-07-28 at 08.53.09 (1).jpeg

A Nova Maternidade é administrada pela Associação Reabilitar em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A unidade possui uma estrutura robusta com quase 300 leitos, seis salas no Centro Cirúrgico, três salas no Centro de Parto Normal (CPN) e 12 salas de quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério).

A unidade de saúde oferece assistência ambulatorial a mães e bebês de 0 a 2 anos, com atendimentos conduzidos por uma equipe multiprofissional. A NMDER também oferece serviços hospitalares, incluindo atendimento de urgência e emergência obstétrica de alto risco 24 horas por dia para pacientes 100% reguladas. Além disso, conta com o Banco de Leite Humano, Casa da Gestante, Cartório de Registro Civil e o Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS).

WhatsApp Image 2024-07-28 at 08.53.09 (2).jpeg

Internada desde junho na Nova Maternidade devido a um quadro de pré-eclâmpsia, a paciente Claudenize Maria, da cidade de PIO IX, deu à luz a pequena Safira dos Santos no dia 24 de julho e expressou sua gratidão pela dedicação e assistência dos profissionais.

“Passei 37 dias na enfermaria até ganhar a neném. Desde que cheguei aqui, fui muito bem atendida por toda a equipe da maternidade. Os médicos e enfermeiros não nos deixaram com medo ou dúvidas em nenhum momento e ainda tive todo o suporte da equipe de psicologia, que foi essencial", comentou.

Ambulatório já ultrapassou 56 mil atendimentos

Desde sua inauguração, em julho de 2023, o Ambulatório Especializado de Atenção à Gestante e Crianças de Alto Risco da NMDER alcançou marcos importantes, consolidando-se como referência em cuidados maternos e infantis no estado. Neste período, o Circuito Materno realizou 31.718 atendimentos, enquanto o Circuito Infantil contabilizou 13.445 atendimentos, totalizando mais de 45 mil atendimentos. Foram realizadas ainda 11.605 consultas especializadas para gestantes e crianças.

“Nesse primeiro ano de ambulatório passamos por inúmeros desafios, que foram superados com toda a dedicação e o envolvimento de toda a equipe assistencial e administrativa. O Circuito, que é uma nova modalidade proposta pelo Ministério da Saúde, proporciona uma assistência bem mais amparada pela equipe médica e multiprofissional, permitindo o envolvimento da gestante no plano de trabalho para um desfecho favorável e mais seguro,” afirmou Marcelle Avelino, diretora técnica da NMDER.

A equipe do ambulatório é composta por profissionais da obstetrícia, pediatria, enfermagem, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutricionista e técnico de enfermagem. O ambulatório também oferece exames como ultrassonografia, cardiotocografia, raio-x, tomografia e eletrocardiograma, além de consultas em diversas especialidades, como cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, hematologia, neurologia, neuropediatria, neurocirurgia, pneumopediatria, cardiopediatria e gastropediatria.

"É a maior maternidade pública do Brasil, uma unidade de saúde completa que veio para atender cada vez melhor nossas mamães e bebês. Um grande investimento do governo do Piauí que marcou a saúde do estado", disse o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (86) 98106 - 3790

Visitas: 81708
Usuários Online: 169
Copyright (c) 2024 - Tv Capital do Piauí - Sistema Capital do Piauí Web de Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!