Dentro da programação do Dia da Agricultura Familiar, celebrado nesta quinta-feira (25), a Quitanda da Agricultura Familiar esteve com os agricultores apresentando seus produtos, pela primeira vez, no Palácio de Karnak. O projeto, que é desenvolvido pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), auxilia na comercialização dos produtos dos agricultores, para que eles possam expor e vender seus produtos em locais variados.
O governador Rafael Fonteles esteve na feira e falou sobre a iniciativa, que auxilia na comercialização dos alimentos. “A gente agradece que os agricultores e agricultoras familiares estão abraçando os projetos que a gente está colocando à disposição da agricultura familiar do estado. E um deles, de grande destaque, é esse da Quitanda, em que a gente leva os produtos da agricultura familiar, com alguma agregação de valor, e consegue comercializar e aumentar sua renda”, disse o governador.
No Palácio de Karnak participaram 13 grupos, entre associações, assentamentos e coletivos de produção de Teresina. A secretária da SAF, Rejane Tavares, ressalta a iniciativa de trazer a Quitanda da Agricultura Familiar. “Estamos aqui trazendo os agricultores e seus produtos para dentro do Palácio de Karnak, fortalecendo a comercialização, e dentro desse dia que é tão importante em que estamos anunciando investimento e programas para fortalecer ainda mais a agricultura familiar”, destacou a gestora.
Um dos grupos presentes foi o da Horta do Giovani Prado, que fica localizada na zona Leste de Teresina. O jovem agricultor João Pedro Sousa, de 18 anos, falou como auxilia sua mãe na preparação dos produtos e na divulgação do seu trabalho. “Desde o início do projeto, eu acompanhei a minha mãe; vamos fazer um ano agora. Desenvolvemos chás gelados, feitos com produtos artesanais, 100% naturais. E eu cuido de toda a parte de divulgação nas redes sociais”, explicou.
Os consumidores também aprovaram. O produtor de eventos Reinaldo Lemos contou que estava passando por acaso na frente do Palácio de Karnak, se deparou com a feira e não saiu com as mãos vazias. “Eu estava passando aqui na frente do Karnak e vi uma feira aqui, e a curiosidade foi maior; eu vim saber o que era. Quando eu vi a qualidade dos produtos, eu não resisti. Aqui tem o mel original, que você vê que não tem em todo lugar; aqui tem a puba, aquela do interior, aquela tirada mesmo da mandioca. Muito bom!”, disse.
Quitanda da Agricultura Familiar
A partir do projeto Quitanda, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), agricultores e agricultoras familiares têm investido no aumento da produção por conta da facilidade em comercializar seus produtos.
A Quitanda da Agricultura Familiar leva produtores para diversos espaços de comercialização. Aos domingos, acontece quinzenalmente na Feirinha Verde, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), e também na Feirinha Oxente, na praça da Vilmary, no bairro São Cristóvão, em domingos alternados. Além das feirinhas, o projeto leva os agricultores para comercializarem produtos em condomínios, supermercados e em empresas privadas.