Segundo dados do Restaurante Popular de Teresina, no primeiro semestre de 2024, foram servidas 135.716 refeições, o que representa um crescimento de 10% em comparação ao ano anterior, quando foram servidas 122.343 refeições. Somente para a população em situação de rua, encaminhada pelo Centro Pop, foram servidas 5.926 refeições de janeiro a junho.
De acordo com Socorro Bento, secretária da Semcaspi, o Restaurante Popular faz parte da política de segurança alimentar, servindo 1.500 refeições diárias.
“O restaurante popular faz parte da política de segurança alimentar dentro do município. Atualmente, servimos 1.500 refeições diárias, ao valor de R$2,00. Dentro dessas refeições, temos aquelas destinadas à população em situação de rua, atendida pelo Centro Pop, que realiza o cadastro e a avaliação para garantir essa alimentação gratuitamente”, ressalta.
Ítalo Vieira, coordenador do Restaurante Popular de Teresina, afirma o compromisso do restaurante em proporcionar alimentação saudável à população.
“O Restaurante Popular é um projeto voltado para oferecer alimentação saudável à população de baixa renda em toda a microrregião do Centro. Nossa equipe tem o compromisso de oferecer alimentação de qualidade para todos, buscando sempre melhorar e ampliar nosso atendimento”, destaca.
Refeição nutritiva e acessível
O Restaurante Popular de Teresina, localizado no piso superior do Mercado Central, oferece, de segunda a sexta-feira, uma refeição no valor de R$2,00 para o público geral e gratuita para a população em situação de rua referenciada pelo Centro Pop. Contando com uma equipe de nutricionistas, o restaurante supervisiona todo o processo de preparação dos alimentos, assegurando uma alimentação saudável e equilibrada para a população.