A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), aumenta a oferta de vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a abertura de novas turmas no segundo semestre letivo de 2024.
“A Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Semec mobilizou duas unidades de ensino para a abertura de novas turmas: Escola Municipal Professor Marcílio Flávio Rangel de Farias e Escola Municipal Francisco Prado, ambas na zona Leste da capital. O processo de matrículas já está acontecendo, estamos chamando as famílias e está sendo feito Busca Ativa na comunidade”, conta o coordenador da EJA no município, professor Francisco Rodrigues.
Em 2023 foram abertas turmas em seis unidades de ensino, com um acréscimo de aproximadamente 400 matrículas. “E esse ano o intuito é que a gente continue com essa política de fortalecimento, de inclusão, para que nós possamos atender aqueles que têm mais necessidade, que são pessoas acima de 15 anos analfabetas”, complementa Francisco Rodrigues.
No final de 2022, a Rede Municipal de Educação contava com 26 escolas ofertando a EJA, com cerca de 1150 alunos. Hoje são 30 escolas e aproximadamente 1400 alunos sendo atendidos. “A Secretaria Municipal de Educação tem feito um esforço para ampliar a oferta da EJA em Teresina, como já vem acontecendo desde o ano passado. E agora mais duas unidades de ensino passam a ter turmas para esta modalidade de ensino, com aulas tendo início no segundo semestre de 2024”, afirma o secretário municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes.