As Escolas Municipais e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estão no período de férias, um tempo valioso para as crianças recarregarem as energias e descansarem. No entanto, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) ressalta que, mesmo durante esse período de descanso, é importante que os pais estimulem seus filhos a participarem de brincadeiras mais educativas para não perderem o ritmo dos estudos.
O recesso escolar da Rede Municipal de Educação teve início no último dia 12 de julho e vai até o dia 30 de julho. A volta às aulas está programada para o dia 31 do mesmo mês. Para que as crianças tenham um bom processo de aprendizado, é importante estabelecer uma rotina, e nas férias essa rotina também precisa ser considerada. Através de atividades lúdicas, improvisadas ou bem elaboradas, as famílias podem promover um ambiente onde diversão e aprendizado andam lado a lado.
Pensando nisso, a Semec, através da Coordenadora Pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Jonas Pereira da Silva, Michelle Morgana, preparou algumas dicas para ajudar os pais nesse momento tão importante. Confira abaixo:
Atividades para quem vai pegar a estrada:
- Leitura de histórias e placas de trânsito;
- Estimular a criança a pesquisar a história e curiosidades do destino da viagem;
- Trabalhar as cores da paisagem
Atividades para quem vai visitar parques:
- Estimular a leitura de placas de identificação dos animais;
- Identificação da espécie do animal;
- Em parques de diversão, identificar o nome dos brinquedos nas placas e as cores
Atividades para quem vai ficar em casa:
- Estabelecer um horário de leitura (antes de dormir ou ao acordar);
- Assistir filmes que estimulem a criatividade, a cognição e a atenção;
- Confecção de jogos recicláveis: Quebra-cabeça de tampinhas para sequenciar números ou o alfabeto;
- Realizar circuitos dinâmicos com cadeiras, balões, bolas e outros recursos que tenham em casa.
Michelle Morgana destaca que é importante prevenir a perda dos aprendizados. "Para prevenir a perda desses aprendizados adquiridos ao longo do primeiro semestre, esses momentos em casa são importantes. Os pais não podem deixar a criança totalmente livre e sem acesso aos conhecimentos. Por quê? Porque a gente precisa dar uma continuidade no segundo semestre. Então, é necessário ter esse desenvolvimento em casa. Não deixar a criança ociosa nesse tempo das férias e estimulá-la cada vez mais através do lúdico", conclui.