A Escola Municipal Murilo Braga, localizada na zona Norte de Teresina, realiza o Projeto Alfabetiza Teresina, uma iniciativa da Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec). O projeto define metas e expectativas de aprendizagem para o Ciclo de Alfabetização, baseando-se em um conjunto de habilidades minimamente esperadas nas categorias de leitura e escrita que o aluno deve consolidar durante o processo de alfabetização.
Durante a programação, houve o lançamento do projeto de leitura e escrita “Clube da Leitura e Produção Textual: uma Tarde de autógrafos”. Na oportunidade, ocorreu uma apresentação dos alunos do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Fundamental. O projeto tem por objetivo despertar nos alunos o interesse pela leitura e a escrita.
A diretora da escola, professora Gildeane Borges, ressalta que o ato de ler e escrever modifica o pensar do ser humano, de forma a estimular e possibilitar novas formas de expressão e comunicação. “Dentro desse contexto, a escola propicia ao aluno entender que a leitura é instrumento chave para adquirir as competências necessárias para aprendizagem, pois fundamenta nossas interpretações e visibiliza a compreensão por meio de texto”.
Dessa forma, a escrita representa um processo de expressão de ideias e de organização do pensamento. Nesse contexto, ao final do projeto (final do ano letivo) os alunos farão a produção de um livro, tendo como encerramento do projeto uma tarde de autógrafos.