Durante o mês de junho a Secretaria Municipal de Educação (Semec) promoveu uma série de atividades sobre bullying na Escola Municipal Professor Marcílio Flávio Rangel de Farias, que fica no bairro Santa Bárbara, zona Leste de Teresina. As ações, que fazem parte da disciplina de Protagonismo Juvenil, buscavam conscientizar, prevenir e combater esse tipo de violência.
“As atividades foram ministradas pelo professor Paulo Danilo. No decorrer das aulas, houve leitura de textos, rodas de conversa com orientações sobre os tipos e as práticas do bullying na escola, bem como essa prática pode ser danosa para a saúde mental”, esclarece a diretora da escola, professora Maria Solidade Leal.
O bullying pode assumir várias formas, incluindo agressão física, verbal, exclusão social e cyberbullying. Além disso, pode ter impactos sérios na saúde mental e no bem-estar dos alunos, afetando além das vítimas, os agressores e até mesmo os espectadores.
“Para encerrar as atividades do conteúdo, após uma série de discussões e reflexões ao longo do mês de junho, os estudantes fizeram cartazes propondo práticas e formas de enfrentamento ao bullying, que deve ser exterminado do cotidiano das unidades de ensino”, conclui a gestora da escola.