O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou, na manhã desta terça-feira (28), o decreto de Nº 26.512, que dispõe sobre o enquadramento dos integrantes da carreira dos Assistentes Técnicos Profissionalizantes – Especialidades (Técnico Industrial e Técnico Agrícola) do quadro efetivo de servidores da Prefeitura de Teresina. A solenidade aconteceu no Salão Nobre, da Palácio da Cidade e contou com o presidente da Comissão dos Técnicos Industriais e Agrícolas, Geovane Moura e dos servidores.
O dispositivo está de acordo com a Lei complementar Nº 6.067, regulamentada no dia 1 de março de 2024, que dá outras providências.
O gestor municipal decidiu a favor do decreto, após achar sensatez no diálogo com o secretário de Governo, Michel Saldanha e com representantes da categoria, considerando que os assistentes técnicos deveriam ser reconhecidos e mais valorizados como servidores do município.
O prefeito Dr. Pessoa enfatizou a importância de garantir os direitos de todos que trabalham na administração pública municipal.
“Há mais de 20 anos esses funcionários estavam discriminados, sem receber seus direitos devidos porque não faziam parte dos quadros da prefeitura. Hoje eles são. A nossa luta é pelos que mais precisam, pelos mais vulneráveis e com fé em Deus vamos fazer muito mais”, disse Dr. Pessoa.
O presidente da Comissão dos Técnicos Industriais e Agrícolas, Geovane Moura, representou toda a categoria. “Hoje é um dia de muita felicidade para uma categoria de 67 técnicos que está distribuída entre as SAAD’S, FMS, e outros órgãos da Prefeitura. É uma satisfação muito grande, depois de muita luta de todos nós, o prefeito Dr. Pessoa está de fato dando uma valorização para a categoria, categoria essa muito importante dentro da Prefeitura”, disse Geovane Moura.
Para Geovane Moura, esse é apenas o primeiro passo de muitos outros importantes. “Não justifica um técnico da Prefeitura ganhar um salário de R$ 800, abaixo de um salário-mínimo. Trabalhamos com fiscalização também, temos técnicos de edificações, técnicos de saneamento, somos uma categoria que tem diversas modalidades, e indo fiscalizar uma obra, onde lá existe um servente, um pedreiro, que não desmerecendo a categoria deles, mas ganham mais do que um técnico da Prefeitura? Então, hoje, Dr. Pessoa está fazendo justiça, claro, é um passo muito importante para os próprios servidores, e para a população em geral, porque esses técnicos estão lidando com a população em si”, finalizou emocionado o presidente da Comissão.