Acontece até o fim da tarde de hoje (28) a 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, evento promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Durante a abertura, ocorrida ontem (27), o presidente da FMS Ítalo Costa anunciou a regularização dos contratos com clínicas de hemodiálise, o que vai permitir o pagamento do piso da enfermagem aos seus profissionais.
“Será lançado o edital de chamamento público para as clínicas de hemodiálise, para regularização dos contratos e consequentemente do repasse do piso da enfermagem para os trabalhadores desses estabelecimentos”, informa Ítalo Costa. “Uma excelente notícia, que mostra nosso compromisso com a valorização dos profissionais”, diz o presidente.
O evento, que visa promover debates sobre valorização profissional, equidade no acesso aos serviços e formulação de políticas de saúde duradouras, acontece no Diferencial Buffet. Ele marca a recuperação do conceito de trabalho em saúde de relevância pública, tendo em vista que são as trabalhadoras e trabalhadores do SUS os sujeitos políticos que constroem cotidianamente, em conjunto com usuários e gestores comprometidos com o SUS, as ações e serviços de saúde pública.
A programação conta com diversas palestras e mesas redondas, com temáticas relacionadas aos diversos eixos temáticos acerca do trabalho na área da saúde. A Conferência objetiva aprofundar o debate e avaliação das políticas do trabalho e da educação na saúde para formulação de diretrizes e propostas que conformem a política pública de saúde de forma permanente e consolidada, sendo importante como caminho para a visibilidade dos trabalhadores do SUS, bem como da luta por seus direitos no trabalho e realização do trabalho que atenda às necessidades da população usuária, reconhecendo o valor das pessoas que fazem o SUS acontecer.