A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio da Escola Municipal Professor Ofélio Leitão, localizada no bairro Porto Alegre, zona Sul de Teresina, desenvolveu uma atividade de desenho e modelo vivo com os estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Coordenada pelo professor de Artes Evandro Ferreira, a tarefa buscava fazer com que os alunos compreendessem que qualquer pessoa pode ser um modelo vivo para que os desenhistas criem produções artísticas.
O conteúdo de desenho e modelo vivo está presente no programa de ensino do componente curricular estabelecido no Núcleo Diversificado de Ensino das Escolas de Tempo Integral da Rede Municipal de Educação de Teresina.
“Queríamos também exercitar o olhar crítico e criativo dos discentes a partir da observação do corpo, cores, estampas e linhas, instigá-los a observar as especificidades dos modelos em diversos espaços da sala de aula, bem como identificar e explorar os materiais, procedimentos e suportes em linguagens artísticas contemporâneas”, explica o professor Evandro Ferreira.
Durante a atividade, os estudantes foram dispostos em um semicírculo e desenharam o professor sentado no meio da sala de aula. Além disso, o docente estimulou os alunos a observarem, através da percepção e do ângulo em que estavam, os colegas de classe a fim de que eles, em seguida, fizessem rascunhos artísticos.
Evandro Ferreira conta que os discentes acharam a atividade diferenciada, inovadora e significativa, o que os levou a pensarem sobre a importância do exercício do olhar para a vida. “Essa tarefa também foi fundamental para a prática da leitura de imagens das produções de desenho, assim como para conhecer e fazer produções artísticas a partir de um modelo vivo”, conclui.