A escola é composta de muitos locais propícios para a aprendizagem e nessa perspectiva alunos do 2° Período do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João Paulo dos Reis Veloso, localizado na zona Norte de Teresina, estudaram o espaço e o ambiente, explorando e conhecendo-o, no projeto “Aquarela: a arte de recriar”. A ação conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
“O ambiente faz parte do espaço, é o local onde as crianças vivem, é o espaço da casa, a redondeza delas. O espaço ao qual a gente se refere é o da escola, porque ele é um local maior, separado do ambiente domiciliar. O que a gente busca desenvolver nos alunos é a percepção dos vários espaços nos quais estão envolvidos”, explica a diretora do CMEI, professora Francisca Amélia Barros.
O espaço escolar tem uma grande diversidade de texturas, formas e materiais, permitindo aguçar a criatividade e o pensamento investigativo sobre o que cerca a criança. Vivenciar o aprendizado na natureza promove o bem-estar, e isso traz um estado mais favorável para o aluno aprender. O espaço externo proporciona para as crianças oportunidades para o crescimento, para o contato e interação social, o desenvolvimento da imaginação, promove o brincar e desenvolve a coordenação motora.
“É importante criar e oferecer um espaço onde os alunos possam desenvolver práticas educativas e de aprendizagem. Esses espaços servem para a gente estimular a criatividade e contribuir para o processo de formação dos nossos alunos, para que eles possam entender que são atuantes dentro daqueles espaços do seu próprio ambiente, que elle podem modificar o ambiente”, conclui a gestora.