A Secretaria Municipal de Educação (Semec) parabeniza a professora e autora piauiense Débora Facchinetti pelo sucesso do seu livro “Getúlio, jacaré ou bagulho?”, publicado pela editora Nova Aliança. A obra virou tema de um artigo científico que analisa a reconstrução do ethos discursivo do personagem Getúlio, destacando a relevância da literatura piauiense e suas contribuições para a identidade cultural e ambiental.
Ethos é uma abordagem discursiva presente desde a época da Retórica de Aristóteles e é uma das três maneiras de conquistar o interlocutor. O artigo foi feito pelo também professor da Rede, David Carvalho, da Escola Municipal Clidenor de Freitas Santos, onde investiga as diversas imagens construídas em torno do personagem Getúlio, que é apresentado no título como uma dúvida: jacaré ou bagulho?
O estudo destaca a importância que a literatura piauiense ganhou com “Getúlio, jacaré ou bagulho?”, por se tratar de uma fábula que resgata a identidade da literatura regional por meio de suas características, espaços e personagens. Escrita em versos e com rimas, a obra transmite a mensagem da luta pela preservação do meio ambiente. O trabalho de Facchinetti se assemelha ao de Paulo José Cunha, em “Perfume de Resedá”, onde o jornalista e escritor retratou a antiga Chapada do Corisco, em Teresina, e seus costumes do Século XX.
O artigo completo pode ser lido na revista “Arquivos do CMD – Portal de Periódicos da UnB”.
A Semec reafirma seu compromisso com a valorização da educação e da cultura local, parabenizando Débora Facchinetti e o professor por sua contribuição significativa para a literatura piauiense.