“Elaborei o projeto ‘Escola/Família: Parceria que dá Certo’, e pedi a colaboração da Divisão de Assistência ao Educando da Semec, que enviou os profissionais solicitados. Tivemos uma palestra muito importante com o tema ‘Versão Direito e Deveres/Fortalecimento’, com as assistentes sociais Cleides Carvalho e Amanda Martins”, conta a diretora da escola, professora Cacilda Lima.
Para aproximar a família da escola, é necessário rever responsabilidades, limites e expectativas de cada uma das partes. Outro aspecto importante é o fortalecimento dessa parceria, abrindo espaço para que as famílias possam participar da construção das práticas educativas da escola. Na maioria das vezes, as famílias são chamadas apenas para a entrega das notas ou porque existe algum problema com seus filhos. Elas precisam participar das reuniões não apenas para saber o que acontece na escola, mas dar sua opinião, sugestão e participar de algumas atividades escolares.
A diretora da escola finaliza. “Aos poucos estamos conseguindo sensibilizar os pais de sua importância na vida escolar dos discentes. Muitos pais não vivenciam a vida escolar dos estudantes e com essas ações queremos promover essa vivência, que contribui para o desenvolvimento de uma educação mais afetiva”.