A Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) promoveu, nesta quarta-feira, 12, um ato público e caminhada pelas ruas do Centro de Teresina para chamar a atenção para a problemática do trabalho infantil. A ação acontece em alusão ao 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, que este ano tem como tema “O trabalho infantil que ninguém vê”.
A concentração aconteceu na Praça Saraiva e reuniu servidores da secretaria, crianças e adolescentes atendidos pelos serviços de convivência que saíram em caminhada ao som da Banda 16 de Agosto até a Praça da Bandeira, onde havia atrações culturais no Teatro de Arena. Durante o percurso, houve panfletagem e mobilização para a causa.
A secretária da Semcaspi, Socorro Bento, falou sobre a importância para a discussão sobre o trabalho infantil.
“Nós trabalhamos não apenas no enfrentamento, mas também na garantia da proteção social dessas crianças e desses adolescentes. Contamos com diversos serviços como o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, trabalhamos dentro das comunidades e em diálogo com o Ministério do Trabalho para que essas situações sejam enfrentadas dentro de Teresina”, afirma.
O coordenador de Ações Estratégicas para o Enfrentamento ao Trabalho Infantil e membro do Comitê Estadual de Combate ao Trabalho Infantil, Ricardo Oliveira, informou que a Semcaspi tem realizado atividades em toda a rede socioassistencial para chamar atenção para a problemática.
“Acontecem atividades de conscientização nos CRAS, nos CREAS, em Serviços de Convivência, em forma de rodas de conversa, oficina com famílias e palestras”, explica.
A inciativa tem o apoio do Ministério Público do Trabalho e Ministério público do Piauí, visando a conscientização e engajamento da população na luta contra o trabalho infantil.