A Prefeitura Municipal de Teresina, através da Escola Municipal Santa Filomena, com o objetivo de sensibilizar meninas para a escrita de cordéis, tendo em vista que ainda há uma disparidade entre o número de homens e mulheres que escrevem este tipo de literatura, realiza o projeto “Caminhos para a sensibilização da escrita de cordéis de alunas”. A unidade de ensino fica localizada na zona Rural de Teresina. Participam estudantes do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental.
“É com muito entusiasmo que a Secretaria Municipal de Educação (Semec) vê este projeto. Preservar e manter viva a literatura de cordel, patrimônio histórico e cultural do povo nordestino, é uma iniciativa louvável”, afirma o secretário municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes.
O projeto foi elaborado e coordenado pela professora Angelita Cunha. Trata-se de uma proposta de um projeto de pesquisa que buscará formar novas cordelistas que estudarão as técnicas para aprender a escrever cordéis através de oficinas a serem realizadas no contraturno em que estudam e que ocorrerão uma ou duas vezes por semana e às vezes quinzenalmente. Tem por finalidade também fornecer dados para a pesquisa de doutorado da professora pesquisadora.
Esse incentivo à leitura e à escrita se concretizará na elaboração de uma coletânea de textos (poesias) produzida pelas alunas com exposição à comunidade escolar numa manhã de autógrafo e recitação de poemas para que todos os envolvidos no processo possam mostrar seus talentos.
“A importância do projeto está em despertar a possibilidade de leitura e de escrita no uso da língua portuguesa por meio do letramento-poético”, conta a diretora da Escola Municipal Santa Filomena, professora Cacilda Lima.