A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio da Escola Municipal Murilo Braga, que fica no bairro Marquês de Paranaguá, zona Norte de Teresina, realizou a apresentação do “Quem ama cuida – Protocolo de prevenção e atendimento às crianças e aos adolescentes em situações de risco e vulnerabilidade social” à toda equipe escolar da unidade de ensino, juntamente com o seu Núcleo de Assistência ao Educando (NAE).
O protocolo agrega um conjunto de orientações e recomendações para o enfrentamento de situações em que os direitos das crianças e adolescentes estejam ameaçados, focando no fortalecimento de ações que visem minimizar o contexto de violência vivenciado atualmente, propiciando a realização de atividades contra o bullying, racismo, homofobia e extremismo, além de outros assuntos.
“Tivemos a honra de receber a Técnica da Assistência Social da Divisão de Assistência ao Educando (DAE/Semec), Iolanda Macêdo, com uma palestra muito relevante, a quem agradecemos imensamente. A palestra teve a participação da gestão, professores e todos os nossos colaboradores. É muito importante fortalecermos a rede de apoio no cuidado, zelo e na proteção às crianças e adolescentes”, afirma a diretora da escola, professora Gildeane Borges.
A construção do Protocolo Quem Ama Cuida é uma parceria da Semec com o Conselho Municipal de Educação de Teresina (CME/THE), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT), Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Polícia Civil.