Os aparelhos são usados para suporte de oxigênio e recuperação da frequência cardíaca dos pacientes atendidos pelas ambulâncias de suporte avançado. Segundo a diretora do SAMU, Adélia Oliveira, eles serão de grande importância para o desenvolvimento das ações de atendimento à população de Teresina. “Estamos muito felizes porque sabemos que esses equipamentos ajudarão a salvar vidas”, diz.
O presidente da FMS, Ítalo Costa, reafirmou o compromisso com a melhoria do serviço de urgência, seja pela renovação dos equipamentos e valorização dos recursos humanos. “Estamos renovando o parque tecnológico do SAMU e fazendo com que essa instituição se fortaleça cada dia mais, para assistir nossos pacientes com excelência”, disse o gestor.
O SAMU funciona 24 horas por dia e deve ser solicitado pelo fone 192 para atendimento de urgência/emergência clínicas, traumáticas, psiquiátricas e obstétricas em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel.
Ao ligar 192 os técnicos do atendimento telefônico coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.