A prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), realizou nesta quarta-feira (05), o lançamento do tradicional Festejo de São Pedro do Poti, que irá acontecer entre os dias 19 a 29 de junho. Também conhecido como festejo dos pescadores, o evento acontece anualmente no bairro Poti Velho, e conta com uma vasta programação religiosa e cultural.
A programação religiosa do festejo será realizada na Igreja Nossa Senhora do Amparo, localizada na praça do Poti Velho. A celebração da comunidade também inclui barracas de comidas típicas, leilões, atrações musicais e apresentações de quadrilhas juninas.
Em 2024, as comemorações do festejo completam 70 anos de tradição e história. Na ocasião, o prefeito Dr. Pessoa afirmou que a festa é uma tradição cultural. “O festejo de São Pedro do Poti é um patrimônio cultural de nossa cidade, e é nosso dever preservar e valorizar essa tradição. A prefeitura está empenhada em garantir que o evento seja um sucesso, proporcionando todo o suporte necessário para sua realização”, afirmou.
O padre Francisco Adriano, designado na capela de Nossa Senhora do Amparo, aponta que são são 70 anos de tradição, de festa e de religiosidade. “Estamos com bastante expectativa para receber os devotos que vão participar este ano dessa festa muito significativa. Este trajeto, além de religioso, também é uma festa cultural e social”, disse.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Stanley Freire, destacou a importância da realização e o papel cultural do Festejo de São Pedro do Poti. “Este evento, que já se tornou uma tradição em nossa comunidade, é uma verdadeira celebração da nossa cultura e das nossas raízes. A programação foi feita para todos os públicos, para lembrar que este é também um momento de reafirmarmos nossa identidade como povo, de valorizarmos nossas tradições e de fortalecermos os laços com a comunidade “, enfatizou.