Conforme o cronograma para o ano de 2024, a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Teresina (ARSETE) intensificou suas atividades de fiscalização nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade. Neste ano, a equipe técnica já realizou vistorias em diversas estruturas, abrangendo todas as zonas da capital, com o objetivo de garantir o cumprimento das normas e regulamentos pelos serviços prestados pela subconcessionária Águas de Teresina.
No mês de maio e junho, foram inspecionados os sistemas de abastecimento de água dos bairros Portal da Alegria, Torquato Neto, Judite Nunes, Satélite e Vale do Gavião. Além disso, a equipe também visitou as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Lucídio Freitas e Pirajá e as Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) Zilda Arns, Lagoas do Norte, Uruguai, Quinta dos Açores, Morada Nova, Bem Viver, Gurupi e Jardins do Leste.
As inspeções abrangem a verificação da qualidade da água fornecida aos consumidores, a eficiência dos sistemas de tratamento de esgoto e a adequação das infraestruturas utilizadas. Durante as visitas, são avaliados tanto o funcionamento das estações como suas redes de distribuição.
Outro ponto de atenção das fiscalizações é a verificação de denúncias feitas pelos moradores de Teresina sobre problemas como baixa pressão da água, interrupções frequentes no abastecimento e falhas no esgotamento sanitário. Com base nessas inspeções, a ARSETE pode determinar a necessidade de melhorias e aplicar penalidades em casos de não conformidades.