A Secretaria Municipal de Educação (Semec), através do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marcos Vilaça, que fica no bairro Três Andares, zona Sul de Teresina, promoveu uma palestra sobre a pediculose para a comunidade escolar. Na oportunidade, foram explicados aos participantes a forma de transmissão da pediculose, bem como os sintomas, métodos de prevenção, o tratamento e a importância da higiene pessoal e do ambiente.
A diretora do CMEI, professora Tânia Vanderlei, reforça que a ação faz parte de uma campanha de conscientização desenvolvida no centro que visa prevenir e combater a pediculose. “A partir dessa iniciativa, nós sempre orientamos que os pais examinem os cabelos das crianças para verificar a presença de piolhos. Trabalhamos diariamente os cuidados básicos de higiene em sala de aula e com as famílias para combater a pediculose”, explica.
Os piolhos são pequenos insetos que se alimentam de sangue e provocam infestação nos cabelos. A transmissão ocorre através do contato direto com chapéus, escovas de cabelo, bonés ou roupas de pessoas contaminadas. Os sintomas da pediculose são coceira intensa no couro cabeludo e a presença do parasita e das lêndeas, que são os ovos colocados pelos piolhos nos cabelos. O tratamento da pediculose é a remoção total dos insetos manualmente ou por pente fino, bem como a lavagem dos cabelos com shampoos e a aplicação de loções específicas para a pediculose.
A gestora do CMEI comenta que foram convidadas uma assistente social e uma enfermeira para conversar com as famílias sobre a pediculose. “Foi uma palestra bem esclarecedora. Diversas famílias estiveram presentes no encontro e tiveram a chance de entender, dialogar e tirar dúvidas sobre o assunto”, conclui.