A Escola Municipal Altina Castelo Branco, que fica localizada na zona Sudeste de Teresina, executou o seu projeto de leitura “Ler é aprimorar saberes”. O evento foi marcado por diversas apresentações artísticas, realizadas pelos alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. Projeto de leitura proporciona aos educandos a possibilidade de aprimorar os saberes, desenvolver a compreensão e a comunicação.
A iniciativa tem como objetivos enriquecer o vocabulário, ampliar o repertório de histórias conhecidas, desenvolver o senso crítico a partir dos livros lidos e relidos. Além disso, contribui no processo de ensino e aprendizagem, no aspecto afetivo, na interação e socialização, na memorização, oralidade, autonomia, criatividade e expressão corporal.
O projeto tem várias ações que estimulam a leitura, compreensão e a produção de texto: Sacola Mágica nas turmas, leitura semanal com fluência no pátio, empréstimo de livros da sala de leitura e reforço no contraturno para os alunos com déficit na leitura.
A diretora da escola, professora Juliana Araújo, afirma que a leitura é a porta de entrada para um mundo mágico, é mudar para nunca mais ser o mesmo. “Ao interagir, as crianças refletem e observam o mundo encantado da leitura, despertando diversas sensações”, conclui.