Na jornada de construir um futuro mais verde, unimos vozes e visões em mais um turno de painéis de debate no CLIMATHE 24, na tarde desta terça-feira (28). Representantes de João Pessoa/PB, Timon/MA, Campinas/SP, Caruaru/PE, Sobral/CE, Aracaju/SE, junto com a Secretaria Municipal de Planejamento e também de Meio Ambiente de Teresina, mergulharam em debates cruciais sobre biodiversidade e conservação.
A pauta encerra os debates da 2ª Conferência do Clima de Teresina, evento que engloba também o 3º Encontro Regional do ICLEI Nordeste, que ocorreram no Sesc Cajuína. A programação ainda conta com atividades na manhã desta quarta-feira (29).
Na sessão sobre Biodiversidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente apresentou suas experiências com o projeto Quintais Verdes: Residencial Edgar Gayoso, que busca minimizar os impactos climáticos sobre a cidade e a população. Um trabalho em parceria com a Agenda Teresina 2030, vinculada a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação.
O coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, discorreu sobre ações em Teresina que são mecanismos de conservação ambiental e mitigação de crises climáticas, especialmente na região norte da capital. “Antes mesmo da pauta climática tomar lugar de destaque e relevância mundial, a capital do Piauí, Teresina, já investia em políticas públicas com projetos grandiosos, como foi a parceria com o Banco Mundial. Então, neste debate e em todos os demais que temos na programação do CLIMATHE24, temos compartilhado experiências e desafios de cada cidade, como forma de traçar estratégias de adaptação a cada realidade. Desta forma, temos análises de várias estratégias para um mesmo problema que é a crise climática”, explicou.
Os encontros que acontecem desde a última segunda-feira (27), pautam as mudanças climáticas em três viés essenciais: inovação, arborização e justiça climática. Neste contexto, o evento traz o tema “A cidade que eu quero é verde” e propõe que Teresina abrace o movimento de rearborização e, assim, consiga frear o avanço das ilhas de calor.
A 2ª Conferência do Clima de Teresina é realizada pela Prefeitura de Teresina, em parceria com o ICLEI – Governos Locais Pela Sustentabilidade, e com a Semam – Secretaria Municipal do Meio Ambiente e contará com a realização do 3º Encontro Regional do ICLEI Nordeste.
Visita técnica
Nesta quarta-feira (29), a Prefeitura de Teresina, por meio da Agenda Teresina 2030, promove uma visita técnica para apresentar a experiência e os desafios da capital do Piauí na requalificação urbana e ambiental de áreas degradadas, bem como na gestão de riscos de desastres. A visita será focada nos gestores associados ao Iclei.
Além disso, o prefeito de Teresina, Dr Pessoa, inaugura a urbanização das margens da Lagoa do Mazerine, localizada no bairro Nova Brasília. A solenidade está prevista para às 11h da manhã.