Estímulo à criatividade, imaginação, raciocínio lógico e paciência, esses são alguns dos benefícios da prática de xadrez, esporte que os estudantes da Escola Municipal Clidenor de Freitas Santos, que fica no bairro Parque Brasil III, zona Norte de Teresina, são apaixonados. Na unidade de ensino, que é destaque na modalidade na Rede Municipal de Educação, todos os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental possuem aulas de xadrez.
O professor de xadrez da escola, David Carvalho, pontua que os alunos assistem a duas horas de aulas de xadrez, divididas entre teoria e prática. “O xadrez aplicado no contexto escolar não é apenas um jogo com tabuleiro e peças, mas um esporte que prepara o jovem para o mundo. O xadrez dá ensinamentos sobre a vida e desenvolve a linguagem da paz e da inclusão”, comentou.
As aulas de xadrez seguem o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) como componente curricular, atendendo às orientações da formadora Hilda Mara. Este ano, os praticantes da modalidade participarão dos Jogos Escolares de Teresina (JETs), competição na qual a escola foi medalhista de xadrez em 2022 e 2023.
“Os alunos estão ansiosos para o torneio. Para a turma em que leciono, as aulas são uma constante entre paixão e desafio, e sempre observo que cada movimento de peças é uma explosão de ânimos. Também é preciso que os discentes tenham muita disciplina e paciência para enfrentar o oponente”, conclui David Carvalho.