Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Professor Roberto Gonçalves de Freitas e Helena Medeiros, ambos localizados na zona Norte de Teresina, estão realizando os plantões escolares com intuito de alinhar metas e debater, junto às famílias, sobre a aprendizagem dos estudantes.
A Secretaria Municipal de Educação (Semec), através dos centros, realiza a cada bimestre, o plantão escolar. A ação é uma maneira de estimular a aprendizagem dos alunos. A iniciativa é desenvolvida pelas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação a fim de fortalecer a relação dos pais com a escola e destacar o progresso dos discentes.
No CMEI Professor Roberto Gonçalves foi realizado um momento com as famílias no qual elas puderam participar de atividades pedagógicas e, juntamente com as professoras, avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes individualmente. O plantão também busca apresentar para os pais as tarefas desenvolvidas pelas crianças e o alcance no desenvolvimento.
“Realizamos um momento de aproximação e afetividade entre todos. Mais do que avaliar os alunos, as professoras planejam com as famílias as próximas atividades que serão realizadas com os pequenos. Isso é uma forma de aprimorar o desempenho escolar e estreitar os laços com as famílias”, destaca a diretora da unidade de ensino, professora Tamyra Teixeira.
O CMEI Helena Medeiros também está desenvolvendo o plantão escolar e oferecendo um atendimento individualizado, com objetivo de proporcionar às famílias um diálogo personalizado sobre o comportamento de cada criança. Na iniciativa, o corpo docente e a equipe pedagógica apresentam a evolução do desempenho escolar dos alunos.
A diretora do CMEI, professora Adriana Vaz, comenta que a ação é uma oportunidade de intensificar a parceria entre escola e família. “Quanto mais os pais se envolvem com a educação dos filhos e participam ativamente da vida escolar deles, melhores são os resultados de aprendizagem dos alunos. Isso porque as crianças se sentem mais amadas e apoiadas quando os pais participam de suas vidas”, finaliza.