Apresentações, atividades lúdicas e palestras foram realizadas na Escola Municipal Murilo Braga, localizada na zona norte de Teresina. As ações fizeram alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio, e tem o objetivo de incentivar a prevenção e o enfrentamento desse grave problema.
Durante o encontro, foi explicado que o abuso sexual deixa sequelas físicas, mas também emocionais e é preciso ter cuidado e saber identificar o perfil de um possível abusador, pois na maioria dos casos é uma pessoa da família ou muito próximo a ela, que se aproxima da criança ou adolescente para ganhar confiança e afeto.
Todas as atividades fazem parte do projeto “Toque sim, Toque Não”, que acontece na escola no decorrer do ano letivo. O projeto tem como objetivo explicar para as crianças a importância de dizer “NÃO” e alertar sobre qualquer comportamento de estranhos em relação aos toques no seu corpo. Orientar de forma preventiva o abuso infantil e investigar pontos onde pode e não pode ser tocado.
“A ação foi bastante aceita pelos pais, que tiveram a oportunidade de tirar dúvidas. É importante que todas as escolas desenvolvam ações similares, sobre essa temática, pois desta forma estamos contribuindo com informações para as famílias e alunos”, diz a professora da Escola Municipal Murilo Braga, professora Gildeane Borges.