Neste sábado (18) é celebrado o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. E as unidades de ensino que fazem parte da Secretaria Municipal de Educação (Semec) promovem diversas atividades com os alunos para conscientizá-los sobre a importância deste dia.
A data estimula a reflexão sobre o papel da família, da escola e de toda a sociedade no combate a esse tipo de crime. Além da conscientização, uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia, que pode ser feita por meio do Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH), que funciona 24 horas por dia.
O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 1988, incentivado por um crime ocorrido no dia 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, drogada, espancada, violentada e morta.
Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Marcos Vilaça, Jonas Pereira, Rebeca Ribeiro e Lindalma Carvalho Soares, dentre outras unidades de ensino, celebraram nesta sexta-feira (17) a data alusiva com diversas atividades. Houve uma acolhida especial, palestra e dinâmicas voltada aos pequenos.
“A ação é de extrema relevância para todos da nossa escola, pois são ensinamentos que algumas crianças não têm em casa e a escola tem esse papel. E falar sobre isso com as nossas crianças é muito importante para nós, uma vez que, em anos anteriores já tivemos um caso de violência sexual com uma aluna nossa e graças à escola a situação foi descoberta e resolvida”, destaca a diretora do CMEI Jonas Pereira, professora Anathalia Lins.