“Garantimos o transporte escolar, alimentação, fardamento, material pedagógico e todo suporte necessário para que os discentes do COE tenham um ensino de excelência. Temos o compromisso de desenvolver os talentos de cada estudante e também fazemos isso a partir do acompanhamento direto do desempenho de cada um deles, que vai auxiliar na formação de cidadãos que contribuirão positivamente para toda Teresina”, pontua o professor Reinaldo Ximenes.
Durante o encontro, Dr. Pessoa conheceu as salas de aulas, conversou com os discentes e acompanhou a produção dos foguetes para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que é uma olímpiada prática na qual os estudantes produzem foguetes feitos de papel, canudo, garrafa pet ou tubo de PVC e depois fazem o lançamento. Os estudantes do COE estão na reta final para participar da competição, que ocorre este mês. No próximo sábado (18), o prefeito acompanhará os alunos do programa para o lançamento dos foguetes, que ocorrerá no Estádio Municipal Lindolfo Monteiro.
Os alunos participarão da fase 3 da MOBFOG, que é destinada para os discentes matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, os estudantes terão que produzir e lançar foguetes de garrafas-pet movidos a água e ar comprimido. Os mais bem colocados das etapas 3, 4 e 5 são convidados para participar da Jornada dos Foguetes, que acontecerá na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
O COE é um programa desenvolvido pela Semec desde 2012 com o objetivo de oportunizar aos discentes com desempenho acima da média situações de aprendizagens diferenciadas, visando à preparação para participação em competições acadêmicas de alto nível e reconhecimento nacional.
O programa atende aos sábados, das 8h às 12h, no Cefor, 330 alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental que estudam em escolas da Rede Municipal de Educação. Os estudantes, que foram selecionados por meio teste realizado no final de 2023, recebem aulas das disciplinas de matemática, língua portuguesa, física, química, ciências, astronomia e robótica.
O COE é destaque no cenário regional e nacional nas olímpiadas escolares. Em 2023, o programa representou as regiões Norte e Nordeste do Brasil na Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT), que aconteceu em Natal (RN), na qual foram medalhistas de prata.
A coordenadora do Cidade Olímpica, professora Elinalva Barbosa, agradece a visita do prefeito e do professor Ximenes, assim como ressalta que o programa contribui para o futuro brilhantes dos estudantes. “Utilizamos metodologias que fazem a aprendizagem ocorrer de forma espontânea e prazerosa, contribuindo para que os alunos sejam destaque nas olímpiadas e se tornem referência no âmbito escolar, municipal, regional e nacional. Estamos convictos de que nosso trabalho auxilia no sucesso e na vida de cada estudante”, conclui.