O Mercado, que estava aproximadamente 10 anos sem ganhar nenhuma melhoria, passou por revitalização dos quatro pavilhões: carnes, hortifrúti, alimentação e produtos variados. Para o prefeito Dr. Pessoa foi de grande importância a reforma para os permissionários e para o público.
“No mercado da Vermelha, que passa mais quase trezentas pessoas diariamente, não tinha estacionamento, o esgoto ali em céu aberto, os banheiros e as bancas precárias, não tinha um olhar público, há mais de dez anos. E daremos um olhar, não só neste mercado, mas os vinte e um (21) mercados, até o fim de maio todos estarão prontos, reformados e o povo satisfeito. Nós trabalhamos para todos, mas principalmente para os mais vulneráveis”, afirmou o chefe do executivo.
De acordo com o secretário da SEMDUH, James Guerra, o projeto foi iniciado com o olhar e preocupação na segurança, pois o mercado era totalmente aberto. “Nós fechamos o mercado com portões de segurança pra quem está aqui dentro, poder trabalhar em paz. Fizemos a reforma, tudo que diz respeito à questão de saneamento básico, de reforma dos banheiros, reforma da iluminação, pintura, acessibilidade, melhoria dos bancos com a identificação do mercado. Então, assim, é um mercado que praticamente foi refeito, no sentido de que ele passa a ter agora todos os serviços que deveriam funcionar normalmente, e essa é a lógica de trabalho da gestão do Dr. Pessoa, onde todos os mercados da capital serão reformados. Logo agora, após o Carnaval, ele já dá a ordem de serviço do mercado da Piçarra, e nós temos já cinco mercados em andamento. O fato é que, até o mês de dezembro, os 21 mercados da capital estarão reformados com a mesma qualidade do mercado aqui da Vermelha, o que faz com que os permissionários possam trabalhar e aqueles que usam o mercado tenham orgulho, se sintam bem estando aqui dentro dos mercados da nossa cidade”.
Ainda segundo o secretário James Guerra, foi aplicado um valor de R$ 600 mil. A reforma também inclui a reforma do piso, das instalações hidrossanitárias, além de manutenção e ampliação das instalações elétricas, pintura interna e externa, teto, instalação de sistema de combate a incêndio, melhoria na rede de esgoto, podas de árvores, reforma na casa de lixo, cercamento e adequação de acessibilidade.
Joseane Soares, que trabalha há 25 anos na praça da alimentação, falou que a reforma ficou ótima. “Eu quero falar que o banheiro ficou impecável, o Dr. Pessoa com toda a organização, sua equipe do mercado fez um bom trabalho, ficou uma maravilha”, destacou.
De acordo com o coordenador de gestão dos Mercados, Luiz Costa, o processo da reforma foi organizar dentro do cronograma projetado. “Seguimos o projeto mediante ao que o prefeito pediu, era para deixar tudo de maneira que os permissionários ficassem satisfeitos. E isso a gente observa hoje em torno de 90 a 95% que estão satisfeitos com o mercado reformado”, concluiu o coordenador.
Além do Mercado Laurindo Veloso, a Prefeitura de Teresina tem investido em obras de manutenção e revitalização de diversos mercados municipais, visando melhorar a infraestrutura e oferecer melhores condições de trabalho e atendimento aos comerciantes e clientes. Essas obras contribuem para a valorização dos espaços comerciais, promovendo o desenvolvimento econômico local e o bem-estar da população.