A Escola Municipal Planalto Ininga, localizada na zona Leste de Teresina, mobilizou os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental para que fosse apresentada no encerramento do ano letivo uma atividade bastante emocionante e reflexiva à comunidade escolar. O pátio da unidade de ensino foi palco para a realização da peça teatral de encerramento “Crianças Sonhadoras”, cuja história se passa em um orfanato. As crianças do orfanato mostraram que independente das dificuldades o que fala mais alto é a fé, o amor e a esperança. A peça foi escrita e ensaiada pelo professor de teatro Eduardo Júnior.
O evento finaliza as ações da escola que realizou, durante o ano letivo, diversas atividades e projetos que promoveram o protagonismo juvenil e possibilitaram que os estudantes pudessem se expressar e ter um espaço para serem vistos e demonstrarem suas habilidades.
A diretora da escola, professora Raimunda Gonçalves, falou sobre a importância dos fins pedagógicos do espetáculo para os alunos e comunidade escolar. “O teatro é uma arte onde desenvolve e estimula nas crianças o amor, respeito e gratidão. A escola encerra suas atividades do ano de 2023 com a certeza de ter plantado nos nossos alunos sementes de amor, cooperação, gratidão e amor ao próximo. Essas atividades são de grande importância para o crescimento intelectual deles.”
O teatro dentro deste contexto contribui para integrar, socializar ideias, além de desenvolver sua aprendizagem de uma maneira lúdica. É o papel da escola incentivar e proporcionar atividades que levem também o desenvolvimento das diversas habilidades dos estudantes. E a Secretaria Municipal de Educação (Semec) apoia essas ações que visem o protagonismo dos alunos.