Entre os dados divulgados, para a Semec interessa particularmente a que se refere à população de 0 a 14 anos de idade, que representa a de alunos atendidos pela Rede Municipal de Educação. De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, essa faixa etária apresentou, no Piauí, uma redução na participação no total da população, passando de 45,5%, em 1980, para cerca de 20,8%, em 2022, uma redução de 54,28% na participação do total da população do Piauí. A população total do Piauí hoje é de 3.271.199 habitantes. A cidade de Teresina possui, segundo o Censo 2022, 866.300 habitantes.
O secretário executivo de Ensino da Semec, professor Reinaldo Ximenes, representou o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, no evento. “Os dados atualizados da população vão permitir que a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, execute melhor as políticas públicas voltadas ao ensino. E estamos ansiosos pela divulgação da população autista. Antes, tínhamos uma média de 1 a 2 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por escola. Hoje temos de 2 a 3 alunos por turma. De posse dos dados, temos como oferecer um suporte mais adequado”, disse Ximenes.
“As informações trazidas pela Censo são de grande importância, na área da educação, pois permite conhecer onde está o analfabetismo e onde construir uma creche, por exemplo, em que idade temos mais ou menos pessoas. Com isso, a gestão pública tem como destinar os recursos com mais assertividade”, afirma o Superintendente Estadual do IBGE no Piauí, Leonardo Passos.
O IBGE vai realizar, ainda este ano, novos encontros para divulgar informações de setores específicos. Os dados detalhados sobre a educação de Teresina e do Piauí serão conhecidos em breve, segundo o Instituto.