De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, o Programa Criança Feliz reforça a importância dos vínculos familiares para o desenvolvimento das crianças e a garantia de direitos.
“O programa Criança Feliz tem agregado de maneira significativa o desenvolvimento de crianças, principalmente na primeira fase de suas vidas. Para essas crianças que se encontram em vulnerabilidade social com suas famílias, esse acompanhamento é fundamental e atividades como essa, que incentivam o fortalecimento dos vínculos delas e seus familiares são importantes, fazendo com que as políticas públicas na primeira infância sejam fortalecidas”, destaca Allan Cavalcante.
Roseane Mascarenhas, coordenadora do Programa Criança Feliz, disse que é um grande prazer realizar o evento, pois trabalha com um público de zero a três anos, a primeira infância.
“A gente tem todo um cuidado de atividades lúdicas, onde a gente trabalha coordenação motora. E o momento de trazer as crianças para o parque é justamente proporcionar para essas crianças um momento de lazer, um momento de integração com as outras crianças, com a família, e também um momento de respirar um ar puro. Porque é importantíssimo para a criança o contato com a natureza, o contato com as outras crianças, um ambiente puro, e para que as mães percebam a importância de sempre ter essa prática, de levar as crianças para os parques, para fazer as brincadeiras lúdicas, que muitas vezes as crianças hoje em dia ficam nas telas e a gente quer resgatar esses momentos”, disse Roseane.
As crianças estavam acompanhadas das suas mães e vieram de todas as zonas assistidas pelo Criança Feliz. A Semel esteve presente com o trenzinho da alegria.
Vanda da Silva levou a filha Any, de dois anos e dez meses, para curtir uma manhã de muita diversão. Ela ressalta a importância da filha, que tem espectro autista, participar deste tipo de evento inclusivo. “Eu achei muito importante porque minha filha é autista, é uma oportunidade a mais para ela se socializar, ver outras crianças, desenvolver a fala, brincar. Achei interessante. Se acontecer novamente, a gente vem. Sou da zona Norte, Parque Brasil, sou atendida pelo CRAS Norte 5”, disse a mãe.