Nazária, PI – A recente pesquisa eleitoral que posiciona o candidato Tropi à frente de Luiz Carlos nas intenções de voto tem gerado uma onda de desconfiança entre os eleitores de Nazária. A pesquisa, realizada a pedido do prefeito Osvaldo Bonfim, apresenta Tropi, o candidato da situação, como o mais lembrado pela população. Entretanto, muitos moradores da cidade levantam suspeitas de manipulação nos dados divulgados, especialmente após uma série de acontecimentos que sugerem irregularidades.
Prefeito Osvaldo Bonfim ao lado do candidato Tropi.
Diversos eleitores expressaram indignação nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, alegando que o levantamento foi conduzido para influenciar os eleitores na reta final da campanha. Para muitos, a pesquisa não reflete a realidade nas ruas. "A gente conversa com os vizinhos, vai nas feiras, e a maioria apoia Luiz Carlos. Esse resultado parece muito estranho, ainda mais vindo de uma pesquisa encomendada pelo prefeito, que apoia o Tropi", desabafa Maria da Conceição, moradora do bairro Secretaria.
Outro morador, José Rodrigues, reforça a desconfiança ao lembrar de um áudio enviado pelo prefeito Osvaldo Bonfim horas antes da divulgação oficial da pesquisa na TV Cidade Verde. No áudio, que circulou em grupos de WhatsApp de campanha, o prefeito já praticamente adiantava o resultado da pesquisa, demonstrando o que seria favorável a Tropi. "Como é que ele praticamente já sabia o resultado antes de todo mundo? Parece até que foi ele que escolheu os números. Isso é manipulação", afirma José.
Luís Carlos candidato da oposição sendo saudado por um eleitor.
As suspeitas aumentaram após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter impugnado diversas pesquisas eleitorais fraudulentas em todo o Brasil, principalmente nesta eleição. O caso de Nazária agora se soma a uma série de denúncias de supostas pesquisas "fabricadas" com o objetivo de ludibriar a população e influenciar os eleitores na última semana antes do pleito.
Luiz Carlos, adversário direto de Tropi, também se manifestou sobre o ocorrido, afirmando que confia no julgamento dos eleitores. "O povo de Nazária sabe quem está ao lado deles de verdade. Essa pesquisa encomendada de última hora não muda o fato de que estamos juntos, caminhando com a verdade e o apoio da nossa gente", declarou.
Diante das denúncias, a oposição está considerando acionar o TSE para investigar possíveis irregularidades na realização e divulgação da pesquisa. Enquanto isso, os eleitores de Nazária seguem atentos, desconfiando cada vez mais das manobras políticas às vésperas da eleição.