Está marcada para a próxima terça-feira, dia 02 de janeiro de 2024, uma sessão extraordinária na Câmara Municipal de Teresina; a convocação foi feita pelo presidente da casa, o vereador Enzo Samuel; um dos motivos principais para a quebra do recesso dos parlamentares foi os diversos problemas que a cidade vem enfrentando ao longo dos três anos da atual gestão municipal, principalmente na área da saúde.
Robert Rios abandonou gestão de Dr. Pessoa
Tudo se agravou quando aparelhos essenciais foram recolhidos do HUT pela empresa que aluga aparelhos de Raio-x, tomógrafos e outros para a prefeitura, e o principal argumento do recolhimento dos aparelhos, segundo a empresa, foi a inadimplência da Fundação Municipal de Saúde nos contratos.
Câmara deve pedir impeachment de toda a chapa de Dr. Pessoa.
Há rumores nos bastidores da política teresinense que a abertura do processo de cassação do mandato de Dr. Pessoa é inevitável, e isso já pode iniciar no dia 02, já que especulam que até o momento quase 15 assinaturas de parlamentares já são certas para iniciar o pedido de impeachment; mas afinal, caso Dr. Pessoa seja cassado, quem irá ocupar a cadeira de prefeito no Palácio da Cidade?
Caso a Câmara de Teresina venha afastar somente o atual prefeito, a cadeira fica limpa para o vice Robert Rios sentar e governar até o dia 31 de dezembro de 2024.
Enzo Samuel poderá se tornar o primeiro presidente da Câmara a assumir a prefeitura na história de Teresina.
Robert Rios está afastado das funções de vice-prefeito desde o início de 2023, quando rompeu com a atual gestão, e apenas curte o gordo salário de vice, entre vinhos e viagens no exterior.
Mas o enredo dessa história não para por aqui, caso a Câmara afaste toda a chapa de Dr. Pessoa, conforme a legislação vigente, quem assumiria o posto de prefeito da capital do Piauí seria o atual presidente da Câmara dos vereadores, o vereador Enzo Samuel.