A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Superintendência de Cidadania e Defesa Social, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) iniciou, neste sábado (7), o Curso de Formação de Educadores Comunitários da Segurança.
A capacitação é promovida na Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí, em Teresina, com turmas formadas por policiais militares e cidadãos civis dos municípios de Teresina, Canto do Buriti, Parnaíba, Pedro II, Piracuruca, Piripiri e Nazária.
A formação tem carga horária de 30h aula e conta com a colaboração pedagógica do tenente-coronel Jairo Freitas, da Polícia Militar de Pernambuco. “Esta é a primeira etapa para a implementação do Projeto Guardião Ambiental que será lançado no dia 10 de outubro, no CEP/PMPI, por ocasião da solenidade formatura dos educadores”, afirmou a coronel Elizete Lima, superintendente de Defesa Social da SSP.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, o Guardião Ambiental levará noções de cidadania, civismo e educação socioambiental para crianças e adolescentes do Piauí. “Na prática, nós estamos aperfeiçoando a metodologia de trabalho do Pelotão Mirim envolvendo a temática agora ambiental. A partir dessa experiência inicial desse projeto piloto vamos ampliar a partir deste ano e em 2024 para outros municípios”, explicou Daniel Oliveira.