A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) iniciou, nessa segunda-feira (21), em Teresina, mais uma turma do projeto Elas Empreendem. A iniciativa oferece oficinas sobre empreendedorismo e é executada em parceria com o Sebrae. As aulas são presenciais e realizadas na sede da Associação de Moradores do Parque Itararé.
O objetivo é promover a autonomia financeira e o empoderamento das mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio da qualificação profissional.
Essa turma é formada exclusivamente por mulheres atendidas por outro projeto, o Novos Ciclos, desenvolvido pela União Brasileira de Mulheres (UBM) e consiste na produção de calcinhas menstruais e absorventes ecológicos por mulheres de áreas periféricas da cidade e do campo.
De acordo com Tatiane Seixas, presidente da UBM, o Novos Ciclos tem como objetivo aliar dignidade menstrual à autonomia financeira das mulheres. “Apresentamos a proposta em uma seleção do Fundo Estadual de Combate à Pobreza da Sasc, que foi criado ali durante a pandemia, e ela foi aprovada”, explicou Seixas.
Há alunas de diferentes bairros teresinenses, incluindo mães de família, estudantes universitárias, empreendedoras bem-sucedidas e mulheres sem experiência de trabalho. A turma do Sebrae tem um limite máximo de 25 a 30 alunas, mas há oficinas específicas do Novos Ciclos cujas turmas podem chegar a 50 participantes. De acordo com a gerente de Articulação e Interiorização de Ações de Gênero da Sempi, Adriana Ribeiro, a estratégia da UBM é qualificar essas mulheres para que então elas possam iniciar o curso de confecção de calcinhas menstruais e absorventes ecológicos. “Entendendo que elas irão gerir os seus próprios negócios, então elas precisam se qualificar”, disse a gestora.