O outono começou oficialmente no dia 17 de março, e o Piauí deve ter um volume de chuvas acima da média para o período, principalmente na região Norte do estado.
Segundo a meteorologista Carine Gama, da empresa de meteorologia ClimaTempo, durante o início do outono, entre março e abril, todo o estado está em alerta máximo para tempestades severas, influenciados pela presença da Zona de Convergência Intertropical e de uma massa de umidade vinda do Oceano Atlântico.
As chuvas devem dar uma trégua a partir da segunda quinzena de maio e parar de cair em junho. Apenas o Litoral do Piauí deve registrar chuvas nesse último mês. Em maio as temperaturas devem estar mais amenas do que os piauienses estão acostumados para o mês, e o calor começa voltar no final de junho.
Nesta segunda-feira (20), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as três cidades que registraram maior volume acumulado de chuvas no Brasil foram do Piauí. São João do Piauí, ocupa a primeira posição do ranking, a cidade registrou o dobro de chuvas do segundo colocado, o município de Castelo do Piauí.
O volume superou o que foi registrado em Oeiras no dia 15, véspera do início da estação, quando choveu 102,5 mm em um único dia.
O início da estação foi marcada por chuvas intensas em todo o estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta laranja para a possibilidade de tempestades em todo o território do Piauí. O alerta vale até a manhã de terça (21).Segundo o Inmet, existe a possibilidade de chuvas entre 30 até 100 mm/dia com ventos intensos de 60 a100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos.
Fonte: Fala Piauí