As operações de fiscalização de trânsito das forças de segurança do Piauí, realizadas com o objetivo de coibir a circulação de veículos irregulares e de motoristas alcoolizados, evitar acidentes e salvar vidas, começam a produzir resultados positivos. Relatório provisório de ocorrências de trânsito em Teresina, feito pela Polícia Civil, aponta queda vertiginosa nos crimes de trânsito na capital em janeiro e fevereiro deste ano em relação ao mesmo período de anos anteriores.
Chico Lucas, Secretário de Segurança avança no combate ao crime.
Elaborado pelo Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal (Nucleac), da Secretaria de Segurança Pública, o relatório aponta que foram registrados cinco homicídios culposos no trânsito em janeiro e fevereiro deste ano, contra sete no mesmo período de 2022. As mortes acidentais no trânsito caíram de 20 no primeiro bimestre de 2022 para 11 em janeiro e fevereiro deste ano, queda de 45%.
O número de lesão corporal culposa no trânsito caiu de 286 em janeiro e fevereiro do ano passado para 117 este ano – redução de 59%. Esse tipo de crime tinha aumentado em 2020 e 2021, quando foram registrados 177 e 201 ocorrências, respectivamente.
A Tv Capital ouviu o atual Coordenador de articulações de segurança comunitária nas zonas rurais do Piauí, Moreirão do Povão, que ressaltou também a queda nas ocorrências de assaltos em vias rurais da grande Teresina, pois essas ações no trânsito, inibe em muito as ações de indivíduos que buscam também a vulnerabilidade de comunidades rurais para praticarem todo tipo de delitos.
Chico Lucas e Moreirão do Povão Coordenador de articulações de segurança comunitária nas zonas rurais do Piauí.
Já a lesão corporal acidental, que também vinha crescendo em 2020 e 2021, caiu de 183 em janeiro e fevereiro de 2022 para 103 este ano, queda de 43%.
Outro indicador que chama atenção é o número de lesões no trânsito decorrentes de acidentes. Nos primeiros dois meses de 2022 foram registradas 469 ocorrências desse tipo, contra 220 no primeiro bimestre deste ano, queda de 53,09%. Esse tipo de ocorrência tinha saltado de 339 em janeiro e fevereiro de 2020 para 387 no mesmo período de 2021.