noticias843 Seja bem vindo ao nosso site Tv Capital do Piauí!

Piauí

Semcaspi registra aumento de 23% nas expedições de Passe Livre em oito meses

Publicada em 13/09/24 às 00:04h

por Carlos Santos


Compartilhe
Compartilhar a noticia Semcaspi registra aumento de 23% nas expedições de Passe Livre em oito meses  Compartilhar a noticia Semcaspi registra aumento de 23% nas expedições de Passe Livre em oito meses  Compartilhar a noticia Semcaspi registra aumento de 23% nas expedições de Passe Livre em oito meses

Link da Notícia:

Semcaspi registra aumento de 23% nas expedições de Passe Livre em oito meses
A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) registrou, por meio de dados do Núcleo de Cidadania, um aumento de 23% no número de expedições de 1ª e 2ª vias do Passe Livre para pessoas com deficiência (PCD) e idosos, comparado ao ano anterior. Entre janeiro e agosto deste ano, foram emitidas 4.777 carteiras de Passe Livre, enquanto no mesmo período do ano passado foram emitidas 3.856 carteiras.

O Passe Livre é um benefício destinado a pessoas com deficiência e idosos a partir de 65 anos, que devem apresentar um laudo médico para comprovar a deficiência.

De acordo com Socorro Bento, secretária da Semcaspi, o aumento na procura pelo Passe Livre deve-se à maior facilidade de acesso ao benefício.

"Temos observado um aumento na procura pelo benefício do Passe Livre, o que se deve à maior facilidade de acesso a esse direito. Com o Passe Livre, idosos e pessoas com deficiência podem utilizar o transporte público para realizar suas atividades diárias, como consultas médicas, fisioterapia, compras no supermercado e momentos de lazer. Na Semcaspi, temos investido na melhoria do conforto oferecido aos usuários, com a disponibilização de lanches e frutas e a agilidade no atendimento", ressaltou.

Francisco Barbosa, diretor da divisão de Cidadania da Semcaspi, explica que todas as solicitações do Passe Livre são realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que repassam para o Núcleo de Cidadania.

"O Núcleo de Cidadania da Semcaspi lida com os atendimentos que vêm do CRAS. Portanto, o público deve procurar o CRAS para o primeiro atendimento. É lá que as pessoas solicitam não apenas o Passe Livre Municipal, mas também o Intermunicipal e o Interestadual, para que possam circular gratuitamente nos transportes públicos", destaca.

Maria da Conceição Fernandes, moradora do bairro Mocambinho, utiliza seu Passe Livre Municipal há seis anos e destaca a importância do benefício.

"Eu ando muito de ônibus, preciso ir ao médico e fazer outras atividades no centro. O Passe Livre é fundamental para mim, pois me permite ir e voltar de ônibus sem precisar usar aplicativo", conta Maria.

Documentação Obrigatória

Os beneficiários do Passe Livre Municipal devem se dirigir ao CRAS mais próximo de sua residência, com a seguinte documentação: RG, CPF e comprovante de residência. Para pessoas com deficiência, além desses documentos, é necessário apresentar um laudo médico que ateste a deficiência.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (86) 98106 - 3790

Visitas: 89039
Usuários Online: 136
Copyright (c) 2024 - Tv Capital do Piauí - Sistema Capital do Piauí Web de Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!