A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), realizou uma reunião de alinhamento com a Secretaria de Estado da Administração (Sead) na manhã desta quinta-feira(05), na sede da Sempi. O objetivo foi tratar sobre a estrutura do projeto das lavanderias comunitárias nas cidades de Teresina e Parnaíba.
As lavanderias oferecerão um serviço essencial de higienização e abrirão novas oportunidades para as mulheres da região, ajudando a reduzir a sobrecarga doméstica e promovendo a autonomia financeira por meio da prestação de serviços e geração de renda.
Dentre as presentes, estavam a diretora de Planejamento da Sempi, Lilian Guimarães Nascimento; a coordenadora do Programa Mulheres do Campo, das Águas e da Floresta, Adeliane Martins; e a arquiteta da Sead, Marina Lima Araújo. Lilian Guimarães contou que o projeto será apresentado para a Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, que visitará Teresina e Parnaíba na próxima semana.
A coordenadora do Programa Mulheres do Campo, das Águas e da Floresta, Adeliane Martins destacou a importância do encontro para ajustar os dois projetos. “Conseguimos os dois projetos das lavanderias comunitárias aqui em Teresina e Parnaíba através do edital, onde concorremos, por meio do Ministério das Mulheres. Agora, estamos na etapa final, firmando alguns detalhes. O objetivo é realmente dar uma uma resposta para as mulheres que vão ser atendidas. Estamos equipando com tudo que é mais moderno”, afirmou a coordenadora.
Para a arquiteta da Sead, Marina Lima Araújo, os projetos vão agregar toda a população feminina e masculina. "Vai também influenciar no trabalho, na diminuição da sobrecarga, além de não exigir muito braçal. Então, a gente está trazendo uma proposta nova, que vai melhorar a quantidade da demanda e também a forma de trabalhar em menos tempo", defende.